Hoje eu vim para contar a vocês sobre os benefícios do óleo de coco e ensinar como fazer em casa sem gastar quase nada. Primeiramente eu vou te dar 15 motivos para amar o óleo de coco:
- Possui as 8 formas de vitamina E que o nosso organismo necessita, por isso proporciona a prevenção da queda e crescimento dos cabelos, além de aumentar a circulação no couro cabeludo e ser um antioxidante;
- Tem o poder de hidratar profundamente a pele e os cabelos, melhora as pontas duplas, agrega brilho e alinha as madeixas;
- Ácido láurico tem uma ação anti-bacteriana contra propionibacterium, que é responsavel por causar a alopecia (queda de cabelo). Em um estudo realizado na edição do "Journal of Investigative Dermatology" , pelo Departamento de Dermatologia da University of California em San Diego comprovou que o ácido Láurico presente no óleo de coco é 15 vezes mais potente para a erradicação propionibacterium em acne do que o peróxido de benzoíla, além de ter menos efeitos colaterais;
- Os ácidos graxos presentes no mesmo auxilia no combate a bactérias, protozoários nocivos, (como a Giardia lamblia causador da amebíase);
- Aumenta o metabolismo do corpo contribuindo assim para a perda de peso, pois não precisa ser digerido e vai direto para o figado para ser armazenado como fonte de energia e não de gordura. Aumenta o nível de HDL (“bom” colesterol) e baixa o nível do LDL (“mau” colesterol);
- Ajuda na perda de peso;
- Regula o intestino;
- Controla a oleosidade no couro cabeludo;
- É rico em proteínas e ácidos graxos saturados de média cadeia, é rapidamente metabolizado pelo organismo.
- Este diferente dos demais óleos não oxida em altas temperaturas, sendo considerado um óleo estável, o óleo não filtrado (virgem) pode ser aquecido em torno de até 176 ºC, já a versão refinado pode ser aquecido em até aproximadamente 232 ºC. Não contém gordura trans. Por esses motivos, ele é mais saudável e ideal para o preparo de alimentos;
- Combate os fatores de riscos das doenças cardiovasculares;
- Protege o figado dos efeitos do álcool;
- Normaliza os lipídeos corporais;
- Auxilia no combate á caspa;
- Tem o mesmo teor de ácidos graxos que o leite materno, sendo de fácil absorção e trazendo efeitos positivos para o sistema imunológico.
Como fazer o óleo de coco caseiro:
Algumas formas de uso:
- Pele:
Lave
o rosto com um sabonete de sua preferência, seque o rosto delicadamente para
não danificar a pele, aplique uma pequena quantidade do óleo tendo o cuidado para
não exagerar. Esfregue gentilmente com movimentos circulares, e deixe
agir . Pode ser usado para hidratar os lábios e o resto do corpo.
Misture algumas gotas desse óleo ao seu hidratante. Sua pele vai ficar bem mais hidratada
Use-o como demaquilante. Acrescente algumas gotas do óleo no algodão e retire a maquiagem normalmente. Ele ajuda a acalmar a pele, pois não causa irritação, além de ajudar a economizar o nosso dinheirinho.
Ótimo para queimaduras de sol. Coloque o óleo na área comprometida, ele alivia a ardência e hidrata a pele.
Use-o como demaquilante. Acrescente algumas gotas do óleo no algodão e retire a maquiagem normalmente. Ele ajuda a acalmar a pele, pois não causa irritação, além de ajudar a economizar o nosso dinheirinho.
Ótimo para queimaduras de sol. Coloque o óleo na área comprometida, ele alivia a ardência e hidrata a pele.
- Cabelos:
Passar o óleo puro ou associado a outro óleo vegetal e aplique da raiz as pontas e deixe agir por no minimo duas horas, repita o processo uma vez por semana para ter cabelos mais hidratados e diminuir as pontas duplas. Pode ser repetido o processo com um intervalo de 4 dias.
Coloque algumas gotas do óleo de coco nos cabelos antes de dormir e deixe agir durante a noite, como um tratamento noturno.
Coloque algumas gotas do óleo de coco nos cabelos antes de dormir e deixe agir durante a noite, como um tratamento noturno.
Misture algumas gotas do óleo na sua máscara de hidratação e deixe agir por 30 minutos.
Apos lavar os cabelos e usar a máscara da sua preferência, aplique algumas gotas do óleo de coco no comprimento e deixe secar naturalmente. Não abuse da quantidade para evitar que pese nos cabelos.
- Nos Alimentos:
Pode ser misturado nas saladas, para cozinhar e assar os alimentos. Ex: refogar o arroz, confeccionar bolos. Pode substituir o uso de óleos ou manteigas em qualquer receita. Não possui contra indicações, mas o consumo me excesso pode fazer mal, assim como qualquer outro óleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário