sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Resenha: Filme Patch Adams- O Amor é Contagioso

Titulo: Patch Adams- O Amor é Contagioso
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Origem: EUA
Direção: 
Classificação: 
Ano: 1998
Sinopse: No Filme Patch Adams – O Amor é Contagioso Dublado, Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Resenha:

Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento.

O filme conta a história de Patch Adams, que após tentar se suicidar em 1969, chega ao fundo do poço e totalmente sem esperanças, decide se internar voluntariamente em um sanatório. Ao chegar no sanatório e observar o tratamento que o médico tinham com os outros internos, se assusta e fica muito insatisfeito .

Percebe que muitas daquelas pessoas só precisam de alguém que as ouça. Porque será é tão difícil escutar o outro? Patch, Não sabia. Então já que ninguém se importa, resolveu fazer algo a respeito e começa ajudar. Percebe então, que o pouco de atenção que lhes dá, melhora bastante o comportamento deles. Mas claro que o médico não concorda nenhum pouco com ele e com suas criticas ao seu trabalho. Então ele descobre o desejo de ser médico e fazer a diferença.

Quando era jovem tentei me matar várias vezes, mas aí percebi que cuidar do próximo é a melhor forma de esquecer os próprios problemas e, melhor ainda, se isto for feito com muito bom humor e principalmente amor.

Vai embora do sanatório e decidido entrar na Universidade de medicina, com a determinação de fazer a diferença. Mas descobre que não poderá ter contato com os pacientes logo no primeiro período, então ele burla as regras e entra escondido no hospital e vê que o tratamento ali não é diferente do recebido no sanatório. Os médicos só buscavam tratar as doenças e não o paciente como um todo. Usam o nome das enfermidades, para se referir a eles, além de usar uma linguagem difícil e que os assustava.

Está se concentrando no problema. Assim, não pode ver a solução.

Vendo isso Patch decide fazer diferente e usa da sua alegria para aliviar a dor e tratar os pacientes. Pois de nada adianta tratar o corpo se o espirito não estiver bom. Saúde é sinônimo de cuidado por dentro e por fora e ele entendia isso. 

Todos os seu colegas estavam tão preocupados em saber de todas as teorias e conceitos e esqueciam do cuidar do outro. Cuidar do outro é mais que saber a teoria, é se importar. Mas a maioria deles não viam sentido em Patch e sua forma irreverente de pensar. E mesmo levado a vida dupla de assistir aulas e entrar escondido no hospital, é o primeiro aluno da classe. O reitor fica sabendo de suas escapadas e fica uma fera. Faz de tudo para expulsa-lo e não quer permitir que ele se forme, por alegar que ele é "excessivamente feliz". Vê se pode?

É uma luta dia após dia para realizar seu sonho e ser médico. Enfrenta todos e tudo para ajudar os outros e cuidar de quem mais precisa. O filme é muito lindo, me emocionei várias vezes e me identifiquei em várias cenas. A saúde hoje em dia está sendo comercializada. Atire a primeira pedra quem nunca foi atendida e saiu pior do que entrou? Muitos médicos nem olham para você e só lhe receitam medicamentos para diminuir os sintomas, tratar de verdade e resolver o problema que é bom nada.


Quando vamos tornar o amor um valor?

Esse ainda filme consegue ir além da medicina, da saúde, ele toca o seu coração, te emociona e com uma pitada de romance. O que me deixou mais feliz, foi o fato de ser baseado em uma história real. Existe mesmo esse modelo de homem e médico. Serve como inspiração para quem deseja trilhar uma carreira na área da saúde. Se todos os profissionais tivessem uma grama desse amor de Patch, garanto que as coisas estariam bem melhores. Filme recomendadíssimo para quem quer rir e se emocionar.

Te amo simplesmente, sem complicações nem orgulho. Assim te amo porque não conheço outra maneira. Tão profundamente que a tua mão no meu peito é a minha. Tão profundamente que quando fecho os olhos, contigo eu sonho. É assim que te amo e nada mais me importa.

NOTA: ★ ★ ★ ★ 

5 comentários: