segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha: Não Pare! Livro 1- FML Pepper

Título: Não Pare!
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
Gênero: Distopia YA
Páginas: 280
Ano:  2015
Sinopse: Uma vida normal e tranquila seria tudo o que uma adolescente adoraria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que aconteciam ao seu redor? Teriam ele alguma ligação com seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela! 

Resenha

Nina é uma adolescente de 16 que leva uma vida bem incomum, junto com sua mãe Stela. Elas vivem como nômades, de cidade em cidade, sem nunca parar. Mas a única coisa que Nina mais deseja é ser comum, ter um lar fixo, amigos de verdade e até quem sabe um namorado. Ela não entende essa necessidade de mudar tanto, elas mal criam raízes em um lugar e de repente a Stela  surta e elas já estão do outro lado do país.

Faltando menos de dois meses  para completar dezessete anos eu conseguia me sentir ainda mais diferente e solitária do que nunca. O que antes tentava esconder, agora fazia questão  de demonstrar, Eu estava infeliz! Como minha mãe poderia achar normal viver em mais de vinte diferentes cidades e países num curto intervalo de dezessete anos?


Filha de mãe solteira tem a curiosidade de conhecer seu pai, já que fisicamente não parece em nada com sua mãe que é baixinha, morena e de cabelos encaracolados. Mas dois assuntos são terminantemente proibido entre as duas e o paradeiro e historia de seu pai é um deles. Sempre que Nina toca no assunto Stela se fecha em seu casulo e encerra a conversa, o que é uma fonte para briga e frustração.

Nos últimos dois anos as nossas brigas aumentaram de forma exponencial. Queria saber algo sobre ele. Não teria uma foto sequer? Eu deveria ter muitas semelhanças com ele. Stela é morena, baixa, corpulenta, seus cabelos negros assim como seus miúdos olhos. Completamente diferente de mim [...] Por que não poderia me dizer algo sobre ele? Queria entender o porquê. Ele havia nos abandonado ou estaria morto?

Mas o que Nina não consegue explicar são as coisas estranhas que ocorrem. Ela se acha  a pessoa mais azarada do mundo e que na fila da sorte deixou de passar e acaba não dando o credito devido para alguns acontecimentos, mas já escapou da morte várias vezes. Facas voam em sua direção, andaimes despencam sozinhos, uma fraqueza que a paralisa nas piores situações e calafrios esquisitos.

As letais facas cada vez mais perto. Meu estado de transe subitamente interrompido por uma voz incisiva atrás de mim: -Abaixe-se. No mesmo instante tive a sensação de que alguma pessoa havia me puxado e ao me inclinar para ver quem era senti um vento frio passar pelos meus cabelos.

Devido as constantes mudanças de país ela não tem tanta experiencia quando o assunto é romance. Prestes a fazer 17 anos nunca sequer beijou ou namorou um garoto, pois nunca podia ficar muito tempo e preferia não criar vinculo com as pessoas, pois a dor de deixa-las em seguida a impedia. Em sua ultima mudança foram parar em Nova Iorque, sua cidade preferida, onde sua mãe pretende se estabelecer de vez, deixando Nina eufórica, mas para onde ela vai as coisas estranhas a perseguem e decide procurar respostas na internet onde encontra outras meninas de sua faixa etária que estão passando pela mesma situação. Só que o que ela não esperava era que talvez as respostas que tanto procura apareçam embrulhadas em forma de um bad boy  sexy, que com seus olhos azuis penetrantes  tem a capacidade de a tirar do sério.

Quanto mais pensava naquele garoto, mais bile produzia em meu fígado. Precisava destilar o meu veneno. Cheguei a pensar que uma semana colocando meus estudos em dia e sem botar os olhos naqueles bad boy de uma figa viria bem a calhar. Pensei errado.

Esse livro é intenso, intrigante, tem o poder de aguçar a sua curiosidade e te prender do começo ao fim. Devorei-o como se não houvesse amanhã. Não Pare de ler nem um segundo. Deveria vir um aviso escrito: Assim que iniciar não vai parar é sem volta. A protagonista cresce com o desenrolar da trama, junto com sua determinação e coragem. Um livro muito bem escrito e nacional- o que me deixa muito feliz. Temos que valorizar os talentos literários nacionais, que cada dia surpreende mais, tiro meu chapéu para a pepper, ela arrasou e ganhou uma fã, já recomendei esse livro para todas as minhas amigas. Fiquei pasma com as revelações e com esse romance fora do normal. Distopia mais que aprovada.


Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte?

NOTA: ★ ★ ★ ★ ★ 

2 comentários: