quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Resenha: Perdida livro 1- Carina Rissi

Título: Perdida livro 1
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Gênero: Romance
Páginas: 364
Ano: 2013
Sinopse: Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Resenha:

Hoje eu vim resenhar sobre um livro pelo qual sou apaixonada, ele roubou meu coração e nunca mais trouxe de volta. Me fez virar fã de carteirinha da talentosa Carina Rissi. Ganhou um lugar todo especial em meu coração. Li ele faz bastante tempo e estava procurando coragem para escrever sobre ele.

Ele conta história de Sofia, uma mulher de 24 anos, muito atrapalhada e mora em uma grande metrópole. Ela é o exemplo da mulher moderna e decidida que temos nos dias de hoje. Apesar de ter uma vida estável, com um emprego e casa própria, é também muito vazia. Trabalha desde muito cedo e perdeu os pais em um acidente de carro. Se não fosse por sua melhor amiga Nina não teria ninguém com quem contar. 

Nina está prestes a ir morar com o namorado Rafa e eles saem para comemorar em um bar. Sofia enche a cara e festeja junto com a amiga. Mas casar e morar junto não é uma coisa que ela aprove ou queira para si. Não é do tipo romântica e sonhadora, ela enxerga o amor muito preto no branco, afinal nunca se apaixonou na vida. Não que ela nunca tenha namorado, mas amar de verdade mesmo, nunca amou.

Viver em função de uma pessoa, como se sua vida apenas tivesse sentido se ela estivesse por perto? Acordar e olhar para a mesma pessoa todo santo dia! Sexo com uma única pessoa pelo resto da vida! Ter que cuidar de casa, do marido, dos filhos, do cachorro, trabalhar... Não era um tipo de escravidão, pelo menos?

Depois de muita cerveja, Sofia resolve ir ao banheiro, o que se faz uma missão difícil devido a bebedeira. Quando ela está prestes a fazer xixi para seu azar o celular cai dentro do vaso:

Olhei para baixo bem a tempo de ver meu celular- com todos os meus contatos, minha agenda, minhas musicas- cair do bolso da calça, boiar por dois segundos e depois mergulhar dentro do vaso sanitário.

Ela era super ligada em tecnologia e é dessas que não vive sem celular. No dia seguinte ela sai de casa com a missão urgente de comprar outro aparelho. Fora de seu apartamento começa a notar que o dia está um pouco estranho e sem muito movimento. Entra na primeira loja de eletrônicos que encontra e pede um modelo que faça tudo por ela, que seja de ultima geração e que em conta. A vendedora a entrega o aparelho alegando que nele está tudo que ela precisa e por um bom preço, mas que não poderá troca-lo em hipótese alguma, já que se trata de um aparelho único. Mesmo assim ela decide leva-lo e sai com ele da loja.

Estava muito ansiosa para ver o que seu novo monstrinho conseguia fazer e decide abrir a caixa no meio do caminho, mas o celular não quer funciona, quando já está voltando a loja para reclamar, eis que um clarão surge da tela e ela tropeça em uma pedra. Passado o clarão a primeira coisa que nota é que não existem mais prédios ao seu redor,ruas, casas, praças tudo sumiu. Achou que era uma ilusão provocada pela ressaca até ver um homem se aproximando em um cavalo.

Eu devia ter batido a cabeça muito forte! Só poderia ser isso! Olhei freneticamente em todas as direções e nada estava ali. Nada! As pessoas, a cidade, tudo havia sumido. Quanto eu bebi noite passada? Talvez ainda esteja bêbada! Isso. Com certeza, bêbada!

Sofia tropeça literalmente no século XXI e tem que encontrar algo que nem ela sabe que precisa, para poder voltar a sua realidade. Mas enquanto isso ela precisa se acostumar com as privações desse seculo: sem internet, celular, microondas, papel higiênico e privada. Mas o mais fofo desse livro são os personagens, pessoas simples e sem a maldade que vemos hoje, sem transito caótico e violência. Gostos de imaginar que o mundo ainda pode ser assim. Mas nem tudo são flores, as crinolines que o digam, saias e camadas de roupas. Meu Deus imagina o calor! Além da sociedade da época ser machista, intolerante e puritana ao extremo. E claro não posso me esquecer do Ian, o cara mais lindo e fofo do mundo literário. Está sempre disposto a ajudar e cuidar dela.

 As loucuras de Sofia te fazem apaixonar mais ainda pela história. Quando você pensa que ela já aprontou todas as trapalhadas possíveis, ela te prova que não. Nossa como eu ri nesse livro! As pessoas ficavam me perguntando o que era tão engraçado para eu estar gargalhando desse jeito. 

Livro muito bem escrito, a história te envolve de tal maneira que não tem como parar. Devorar o livro é uma obrigação. É um romance doce na medida certa. Para mim reler um livro, pode ter certeza de que ele é bom e minha vontade e ler e ler de novo. A Carina arrasou com esse livro, merece todas as palmas do mundo. O jeito que ela descreve o ambiente, a riqueza de detalhes te faz sentir dentro da realidade de Sofia. Em todos os livros que já li, não tinha encontrado um que desse atenção as necessidades fisiológicas dos personagens, ninguém fala de xixi, coco ou menstruação e esse veio para quebrar essa regra e deixar a personagem mais humana e acessível. Amo o livro e amo muito essa história. Não acredito que passei tanto tempo sem ler este livro. A narração é em primeira pessoa e o livro está mais que recomendado, é o meu favorito master, por assim dizer- risos.

NOTA: ★ ★ ★ ★  

2 comentários:

  1. Oi Mila,
    Ah! Fiquei morrendo de vontade de conhecer um pouco mais das loucuras de Sofia, haha. Ouço falar bem desse livro.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris.
      Eu amo esse livro, virei fã da Carina.
      Leia e me conte o que achou. Tenho certeza que vai gostar.
      Beijos

      Excluir